A caminho de desafio mundial Cinco estudantes recifenses embarcam hoje para representar o país em competição de projetos de metodologia científica no México

Publicação: 22/05/2018 09:00

Ansiedade e expectativa em conquistar novas premiações, agora internacionais, são sentimentos que alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e professores de três escolas da rede municipal de ensino do Recife levarão na bagagem para o México. Eles viajarão hoje para a cidade de Valadolid, onde participarão do Encontro Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Eniciti 2018).

Durante uma semana, enfrentarão estudantes de sete países, autores de mais de 200 projetos de metodologia científica. Os alunos foram credenciados pelo sucesso dos trabalhos que apresentaram na Feira de Conhecimentos do Recife (Fecon). Ontem à tarde, o grupo visitou o gabinete do prefeito Geraldo Julio, que entregou passaportes e contendo kit com dois moletons e três camisas a cada integrante.  

Entre os estudantes que viajarão está Matheus Cassiano, 15, que integra a equipe de robótica da Escola Olindina Monteiro de Oliveira França,  de Dois Unidos. “É minha primeira viagem, nem acredito, e estou muito confiante no que vamos apresentar. Nosso trabalho é o protótipo de uma bengala cuja ideia surgiu a partir de conversas com deficientes visuais. Foram três tentativas para chegarmos a uma versão retrátil. Espero que pessoas deficientes da rede municipal sejam beneficiadas”, disse o aluno. “Vou viajar com saudade da minha mãe. Como nunca fiquei longe dela, não sei como vou fazer com a falta que sentirei”, acrescenta.

“Todos estamos felizes, principalmente porque é a primeira vez que vamos para outro país. Isso prova que os trabalhos apresentados no ano passado, na Feira de Conhecimentos, foram importantes, pois nos classificaram para esse evento no México. Estou tensa, mas acredito que vamos ganhar”, disse Vitorya Rebeca, 12, da mesma escola.   

Vitorya e Matheus viajarão ao lado da colega Ana Grazielly, 13, com o trabalho Tecnologias assistidas e robótica educacional – um olhar especial sobre a cidade, coordenado pelo professor Edson Gomes e a professora  multiplicadora da Utec – Nascedouro de Peixinhos, Auristela Rocha

Da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves (Mustardinha), viajarão Paulo Henrique Pinheiro e André Vitor Bezerra Barros, ambos de 13 anos, com o projeto Idoso: o melhor tempo de se viver em paz. A professora e coordenadora pedagógica Ana Maria de Andrade afirmou que o trabalho foi campeão da Exposição de Ciências e Tecnologia (Expocete) no ano passado e que o objetivo, agora, é conquistar esse prêmio internacional.

Da Escola Municipal Divino Espírito Santo (Caxangá), apenas a professora Luciana Cavalcante de Souza apresentará o projeto Conhecendo o sistema reprodutor masculino e feminino, utilizando o instrumento da arte no ensino de ciências, premiado na Feira de Ciência Jovem. A partir de estudos teóricos e de campo, com aulas expositivas e aulas práticas, a professora propôs construir um acervo anatômico na escola com o uso da argila e biscuit.

“Tentamos construir peças mais reais possíveis e criamos um acervo na escola. Tivemos um ótimo resultado. A metodologia foi bem aceita e tivemos a aprovação de quase 100% dos alunos no fim do ano. Estou ansiosa para apresentar o resultado deste trabalho que pode ajudar na compreensão e aprendizagem”.