AGRESTE » Novo membro do PCC preso em Caruaru

Publicação: 25/12/2018 03:00

Uma ação conjunta entre a Polícia Federal e o 4º Batalhão de Polícia Militar de Caruaru localizou mais um suspeito de ser integrante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Edson Gomes da Silva tem 35 anos e morava há um mês em um edifício de alto padrão no bairro Maurício de Nassau. No mesmo prédio, outro integrante do PCC foi detido no dia 18.

Munida de mandado, a PF entrou no apartamento de Edson, que estava aberto, e encontrou um revólver calibre 38 com munições em situação irregular e certidões de nascimento e reservista em nome de Handerson Mendonça de Aquino, porém com indícios de falsificação. Na garagem havia um Range Rover Evoque com placas de Camaragibe. Mas Edson não estava em sua residência, pois se encontra internado em hospital da cidade.

O suspeito, que faz parte da Okaida, organização paraibana filiada ao PCC, atua facilitando a circulação de drogas entre os estados da Paraíba e Rio Grande Norte. Também conhecido como Tchoka, ele era considerado foragido desde setembro, quando foi resgatado juntamente com outros cerca de 100 presos da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes, a PB1, no bairro de Jacarapé, em João Pessoa, em uma ação com o emprego de explosivos e fuzis. Também já havia sido resgatado de um presído em Natal no ano de 2009.

Edson foi interrogado durante a lavratura do auto de prisão em flagrante pelos crimes de organização criminosa, posse irregular de armas de fogo de uso permitido, lavagem de dinheiro e ocultação de bens. Se for condenado, o suspeito pode ficar detido por até 20 anos.

No dia 18, no mesmo prédio onde Edson movava, outro integrante do PCC e foragido da Justiça foi preso. Contra Renato Carvalho de Azevedo, 28 anos, foram cumpridos quatro mandados de prisão expedidos pela Justiça dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia. A ação ocorreu de forma conjunta entre as Polícias Federal e Militar de Pernambuco e São Paulo.

Renato é da Bahia, mas estava morando há aproximadamente dois meses no apartamento de luxo em Caruaru. O suspeito foi encontrado com uma pistola sem registro, 82 munições e 70g de maconha. Além desse material, também foram apreendidos pela polícia uma motocicleta e três automóveis que estavam registrados em nome de terceiros.

O suspeito foi preso em flagrante por organização criminosa e tráfico de drogas. Ele ainda deve responder por falsidade ideológica de documentos públicos, já que foram encontrados com ele uma certidão de nascimento e um RG em nome de Manoel Marques Fernandes e uma CNH em nome de Manoel Marcos Santos.