Sanfona continua contagiando no Sertão

Publicação: 09/09/2019 03:00

Atualmente a Escola de Música Maestro Israel Gomes conta com 256 alunos, nos três turnos, nas modalidades de instrumento de sopro, acordeon, percussão, violino, teclados, violão, guitarra e contrabaixo. A música tem presença tão forte e marcante na vida da cidade e da própria escola, que até Maykol Rônnaldy, filho do coordenador Paulo Sérgio Fernandes, 47, aprendeu acordeon e toca numa banda de forró local, a Júnior Mendes. Até o prefeito do município, Anchieta Patriota, cujo pai dá nome à escola de música, rendeu-se ao som do instrumento e programou a compra de uma sanfona pois pretende aprender a tocar. “Sempre estive bem familiarizado com o som desde pequeno e cheguei a ler partitura. A sonoridade passou de pai para filho”, revela Anchieta.

Entre as modalidades oferecidas na escola de música, o ensino da prática da sanfona é um dos mais requisitados, provando que o instrumento continua sendo o preferido no Sertão nordestino. A escola de música mantém, inclusive, a Sanfônica Mirim Zédantas, que se apresenta com 21 componentes, entre sanfoneiros, zabumbeiros, pandeiristas, trianguista e ganzazista. Os músicos têm idades entre 12 e 15 anos e a orquestra mantém apresentações regulares. As duas mais recentes foram no Festival de Inverno em Triunfo e na feira do empreendedorismo na própria Carnaíba. A próxima apresentação será no dia 29 deste mês, às 19h, no pátio da Praça de Eventos, no Centro da cidade.

SONHO DE TOCAR

O som da sanfona reverbera em cada cantinho de Carnaíba. Desde muito cedo os ouvidos de Urisnelmar Ângela de Lima estiveram muito atentos a ele. Sem condições financeiras de comprar uma sanfona e aprender a tocar, Birunga, como é conhecida, acalentou o sonho de tocar o instrumento durante 63 anos. “Eu lavava roupa de ganho e não tinha condições. Via as pessoas tocarem e ficava com vontade de aprender”, relembra ela. Os filhos cresceram, o marido morreu e aí Birunga resolveu fazer do sonho uma realidade. Há um ano é aluna dedicada ao instrumento na Escola de Música Maestro Israel Gomes. “Virou uma terapia para mim. A ansiedade acabou, fiquei mais calma e chego até a chorar quando estou aprendendo a tocar”, confessa Birunga. Agora, os sonhos são outros: dominar o instrumento para poder tocar para os idosos que vivem em abrigo e apresentar-se um dia ao lado da cantora Roberta Miranda, de quem é fã. Como para Birunga nada tem sido verdadeiramente impossível, é claro que vai conseguir chegar lá.