DP+SOCIAL » A estrela que ilumina famílias em Itapissuma Nascido da vontade de um casal em fazer a diferença, o projeto Estrela do Mar atende pessoas em situação de vulnerabilidade com diversos tipos de atividades

LARISSA AGUIAR

Publicação: 06/08/2025 03:00

As ações do projeto são voltadas, em grande parte, para crianças e adolescentes (DIVULGAÇÃO)
As ações do projeto são voltadas, em grande parte, para crianças e adolescentes

Na Praia de Itapuama, no Litoral Sul de Pernambuco, um projeto social silenciosamente transforma vidas desde 2022. Criado a partir de um “recado de Deus”, como definem seus fundadores, o Estrela do Mar é um farol de dignidade, afeto e oportunidade para famílias em situação de vulnerabilidade.

Idealizado pelo casal de aposentados Carmen Pick, brasileira, e Vidar Dahlseng, norueguês, o projeto nasceu da inquietação diante da realidade dura enfrentada por muitas famílias da região. “A gente não pode ajudar todos, mas todos podem ajudar alguém”, afirma Carmen.

O foco do Estrela do Mar é na educação com qualidade. Mais de 30 famílias já passaram pelo projeto, que mantém seu compromisso mesmo diante das adversidades. “Nosso compromisso não é com a quantidade, e sim com a transformação verdadeira. Não é só ensinar, é mostrar que eles podem. Que eles têm valor”, explica Vidar.

Na sede simples, montada em Itapuama, o dia a dia é recheado de atividades que ampliam horizontes e resgatam a autoestima. Crianças e adolescentes têm acesso a reforço escolar em português e matemática, além de aulas de inglês, espanhol, música, artes e capoeira. O espaço também oferece orientação jurídica, escuta espiritual, apoio psicológico e um momento de lazer muito aguardado: o Cinema Estrela do Mar, com pipoca e bebida gratuita.

“O amor é como uma plantinha. Você precisa regar todo dia”, reflete Carmen, ao falar sobre a rotina de atenção e cuidado com cada um dos atendidos. Ela e Vidar, que bancam integralmente os custos do projeto, reconhecem que muitas vezes o cansaço e as dificuldades provocam o desejo de desistir. “Mas sempre há uma motivação maior. Às vezes vem em um sorriso, uma palavra. E isso nos renova”, compartilha Vidar.

Mas, apesar das dificuldades, o Estrela do Mar já começa a se ampliar. Atualmente, a entidade está planejando implantar o Ciranda de Mulheres, iniciativa voltada para o fortalecimento feminino e a geração de renda. Outra meta é oferecer aulas de informática. Para viabilizar essa nova etapa, será realizado um bazar solidário, com a venda de roupas e objetos doados.

“Nós precisamos de apoio. Doações são bem-vindas, porque queremos crescer, expandir, alcançar mais pessoas”, diz Carmen. Mesmo com recursos limitados, o que move o casal  é o legado de ajudar. “A gente acredita que, com amor, respeito e doação, podemos transformar o mundo ao nosso redor”, conclui.