EMPREENDEDORISMO SOCIAL » Balanço Social: retrospectiva do 3º quadrimestre

Fábio Silva
Fábio Silva é empreendedor social, criador da ONG Novo Jeito, Porto Social, Transforma Brasil e Festival VOX
fabio@novojeito.com
diariodepernambuco.com.br

Publicação: 27/12/2019 03:00

Para o encerramento da retrospectiva do ecossistema de impacto social do Recife, temos um mês inteiro de Festival VOX, que chegou à sua 6ª edição com um passo inicialmente ousado, mas que se concretizou e ampliou os impactos do engajamento cívico para todo a capital pernambucana, chegando a municípios também da Região Metropolitana e da Zona da Mata. O VOX deixou de ter uma semana para ser realizado em 23 dias, com muito debate, ações de voluntariado e serviços de saúde e sobre eficiência energética.

Foram 400 horas de conteúdo, impactando diretamente 20 mil pessoas de 100 comunidades em 400 polos, contando com mais de 300 voluntários e mais de 100 iniciativas sociais do nosso ecossistema. Abordamos mais de 70 temáticas e ocupamos espaços privados, universidades, escolas técnicas e escolas públicas. No fim, terminamos com um show de Carol Levy, Elba Ramalho e a dupla Anavitória. juntamos mais de 40 mil pessoas no Parque Santana e encerramos com um show de gestão de resíduos sólidos. Mais de 83% do lixo do VOX Day foi enviado para reciclagem, beneficiando 24 famílias de catadores.

Em meio ao VOX, recebemos visitas ilustres, como a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e da empresária e novelista Íris Abravanel. Com esta última, que é uma das gestoras do SBT, iniciamos as gravações do programa Conexão Repórter, do jornalista Roberto Cabrini, que foi todo dedicado ao Transforma Brasil e ao Porto Social. Mas sobre isso, eu trago os detalhes mais à frente.

Logo após a festa do engajamento cívico, que foi o VOX, nos deparamos com um desastre ambiental sobre o qual até hoje buscamos entender como ocorreu e quais são suas repercussões. Como uma plataforma de voluntariado, o Transforma Brasil não poderia ficar de braços cruzados. Fomos para as praias dar suporte aos voluntários guerreiros que arriscaram sua saúde para limpar o máximo que puderam as águas e areias o mais rápido que podiam. Quero dar um abraço em todos que de alguma forma disponibilizaram de seu tempo para salvar o nosso litoral.

Entre o VOX e o início do trabalho de retirada das manchas de óleo, o Porto Social recebeu o Instituto Padre Antonio Vieira, que trouxe de Portugal pela primeira vez para o Brasil a Academia de Líderes Ubuntu. Foram cerca de 30 lideranças de iniciativas do nosso ecossistema que receberam capacitação para formar outros 30 jovens líderes em suas comunidades. Foi a primeira ação prática da parceria que firmamos quando fomos a Portugal, em maio. É um dos novos serviços que serão oferecidos pelo Porto Social a partir de 2020.

Já em novembro, voltamos a receber a equipe de reportagem do Conexão Repórter e do próprio Roberto Cabrini para dar continuidade à reportagem. A exibição do programa ocorreu na última segunda-feira (23), depois de Cabrini conhecer os projetos Basquete Aurora e Instituto Sons do Silêncio, além de ter conversado com outros empreendedores sociais do nosso ecossistema. O programa está no YouTube e conta como nasceu o Transforma Brasil, o Porto Social e fala sobre a criação de um programa de televisão que vai ajudar a estimular o voluntariado em todo o Brasil, o Engajados.

Encerramos novembro com a formatura da terceira turma de incubação e da primeira turma da pré-incubação de projetos e negócios de impacto do Porto Social. Foram 68 projetos que atuam com temas diversos e de formas diversas. Você pode encontrar eles no site portosocial.com.br e na nossa sede, que fica na Ilha do Leite.

Já em dezembro, foi lançado oficialmente o programa de estímulo ao engajamento cívico e voluntariado Pátria Voluntária. O Transforma Brasil terminou o ano abrangendo duas novas cidades. Chegamos a Caruaru em novembro e a Teresina em dezembro. Além disso, o Transforma firmou parceria com o Clube de Regatas Flamengo e com o artista plástico Eduardo Kobra, que passou a contar com voluntários inscritos no Transforma Brasil em suas obras. Com um mês de funcionamento, o Transforma Caruaru chega às 30 organizações sociais inscritas, com quase 700 voluntários cadastrados.