Caiporas e sua elegância caótica

Publicação: 22/02/2020 03:00

O Agreste de Pernambuco abriga outra cultura popular no carnaval, além dos papangus: são os famosos Caiporas de Pesqueira, a 220 km de Recife. A caracterização é composta por sacos de estopa com rostos irreverentes pintados na cabeça e roupas formais como paletó, camisa social e gravata.

Atualmente o tradicional bloco foi reconhecido como patrimônio imaterial e faz a festa de crianças, homens e mulheres vestidos de caipora pelas ruas de Pesqueira.

Principal marca do carnaval de Pesqueira, os caiporas dão nome à festa de momo da cidade e arrastam foliões no domingo, segunda e terça-feira de carnaval desde 1962. O bloco foi idealizado por João Justino, conhecido como gilete, em uma brincadeira de bar.

PROGRAMAÇÃO
Dentro da programação do carnaval de Pesqueira, os foliões terão neste sábado o cantor Patusco, Jonas Esticado e Alceu Valença, como atração principal da noite.

No domingo, o palco terá os Acadêmicos da Bahia, Walkyria Santos, Marreta é Massa e Bloco Alvirrubros em folia. Na segunda, Dani Aguiar, Tatau, ex-Araketu e ainda Bloco Paixão Coral. Na terça, a folia é com o grupo Sem Compromisso, Wallas Arrais e Bloco Sport Pesqueira.