Urbana-PE defende mais corredores exclusivos

Publicação: 21/09/2020 03:00

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) reforça que busca fazer sua parte. “Com relação às reclamações de não cumprimento de quadro de horário, o setor tem defendido e contribuído com projetos e estudos para a implantação de faixas e corredores exclusivos de ônibus como forma de minimizar o impacto dos congestionamentos, conferindo maior regularidade à operação e garantindo o cumprimento dos horários estabelecidos pelo órgão gestor.”

“As empresas têm também investido significativamente no monitoramento e em novas tecnologias embarcadas que permitem maior controle e acompanhamento da operação. Ocorrências como solicitações de embarque não atendidas são apuradas e, quando comprovadas, direcionam as constantes ações de capacitação e treinamento das empresas, que também contemplam temas como direção defensiva, convívio com ciclistas e qualidade no atendimento”, diz a nota.

A Urbana pontua que “este ano o sistema operou com normas diferenciadas para atendimento, proibindo o embarque de novos passageiros a depender do nível de ocupação do veículo, o que pode ter afetado as estatísticas sobre este tipo de ocorrência.”

Por nota, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU)  destacou que tem realizado esforço contínuo para garantir cada vez mais fluidez no trânsito, adotando como umas das principais prioridades as ações para o transporte público de passageiros. “Em 2013, a CTTU deu início ao projeto Faixa Azul. Atualmente, o Recife possui 62 km de corredores exclusivos para transporte público, sendo 40 km de Faixa Azul, nas avenidas Recife, Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira/Engenheiro Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Agamenon Magalhães, além das ruas Real da Torre e Cosme Viana”.