Iphan quer retirada de letreiros luminosos Instituição alega que anúncios em abrigos nos pontos de ônibus dificultam "visibilidade de prédios tombados" no Centro do Recife

Nicolle Gomes

Publicação: 24/04/2024 03:00

O Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan) pediu a retirada de anúncios superiores luminosos de pontos de ônibus no Centro do Recife. A solicitação foi encaminhada para a empresa responsável pelos novos abrigos. Segundo o Iphan, os letreiros de duas paradas seriam responsáveis “pela interceptação de visibilidade de patrimônios tombados”. O pedido veio após uma denúncia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PE).

A entidade constatou interferências causadas pelos elementos publicitários luminosos no Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Bairro do Recife. Procurado pela reportagem, o Iphan informou que recebeu a denúncia e verificou interposições dos abrigos de ônibus. A empresa encaminhou sua defesa à Superintendência do Iphan em Pernambuco e o caso está em análise pela Procuradoria Federal.