Associação representa cinco mil chineses

Publicação: 16/08/2024 03:00

Membro da Federação Pequim e Fujian, Jack Lu é presidente da Associação da Comunidade Chinesa do Recife Brasil (ACCRB), que tem como objetivo estabelecer intercâmbio entre o país asiático e o Brasil. Atualmente, a associação representa cinco mil chineses no Recife, gerando mais 12,5 mil postos de trabalhos diretos e indiretos na cidade.

Para o consultor de relações internacionais, Thales Castro, “a presença chinesa em Pernambuco reforça os laços de amizade entre os dois países e aproxima a cooperação entre esses dois povos irmãos. A maior prova do significado expressivo da comunidade chinesa aqui foi a fundação do consulado geral da China no Recife com atribuições amplas nos campos político, econômico, cultural e empresarial”.

A ACCRB também realiza ações de solidariedade em diversos bairros da capital pernambucana, como doações de cestas básicas para Organizações Não-Governamentais (ONG) e outras entidades. Destaca-se, que nos últimos anos, ACCRB tem coordenado diversas ações em conjunto com os comerciantes chineses, que possibilitam a distribuição de donativos que atendem diversas comunidades, contemplando 18 entidades e beneficiando mais de 3 mil pessoas nos bairros do Recife, São José e Santo Antônio.

Segundo o presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, Múcio Aguiar, “a ACCRB, sob o comando de Jack tem auxiliado no fortalecimento do comércio do Centro do Recife e suas ações sociais e culturais são um marco nas relações Brasil-China, que em 2024 comemoram 50 anos de relações diplomáticas”.    

Em anos anteriores, a Associação beneficiou, também, a cidade de Palmares (região da Mata Sul pernambucana), doando diversos materiais necessários aos desabrigados das enchentes. Na pandemia, foram  doadas mais de 12 mil máscaras.