Jack Lu recebe título de cidadão pernambucano Empresário do varejo nasceu em Fujian, uma província do sudeste chinês. Ele disse que o título "é o maior reconhecimento com que eu poderia sonhar"

Publicação: 16/08/2024 03:00

A comunidade chinesa no Recife se reuniu na tarde de ontem, no auditório senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para comemorar o título do primeiro chinês a ser considerado Cidadão Pernambucano. A honraria foi aprovada por unanimidade entre os deputados estaduais para Lu Gongrong conhecido como “Jack Lu”, que nasceu em Fujian, uma província do sudeste da China, conhecida por suas montanhas e cidades costeiras. A proposta do título foi apresentada pelo deputado Doriel Barros (PT).

No início da solenidade, os convidados assistiram a uma apresentação cultural da Academia Templo Shaolin, que exibiu a Dança do Leão, uma manifestação tradicional chinesa em que um par de dançarinos fantasiados imita os movimentos do animal, ao som de tambores.

Em seguida, o deputado Doriel Barros fez a saudação ao novo cidadão pernambucano. O parlamentar exaltou a qualidade do trabalho e a responsabilidade social do homenageado. “Temos certeza de que a relação Brasil-China em Pernambuco ainda tem muitos frutos a dar. E tenho certeza de que, com o seu compromisso com o nosso povo, a cidade e o campo vão vivenciar momentos importantes de desenvolvimento”, ressaltou.

Em agradecimento à honraria da Alepe, Jack Lu fez um discurso enaltecendo as paisagens, a história e o povo pernambucano.

“É com grande honra que recebo esse título, o maior reconhecimento com que eu poderia sonhar. A única maneira que encontro de expressar minha gratidão é trabalhando ainda mais para contribuir com o desenvolvimento social e econômico de Pernambuco”, declarou.

Presente na solenidade, a cônsul-geral da China no Recife, Lan Heping, falou da “profunda amizade” entre o Parlamento pernambucano e a China, que se expressa em momentos como a cerimônia de ontem. Ela acrescentou que enxerga um futuro brilhante para a parceria estratégica com o Brasil, e destacou a atuação da Frente Parlamentar Pernambuco-China, instalada pela Alepe em abril deste ano. Segundo a cônsul-geral, o colegiado contribui para que o intercâmbio entre os dois países atinja “novos patamares, trazendo mais benefícios para os dois povos”.

Em 1998, Lu chegou ao Recife para se dedicar ao empreendedorismo. Iniciou seus trabalhos em pequenas organizações do comércio varejista, expandindo desde então o intercâmbio econômico e financeiro entre a China e a capital pernambucana.

Para Tiago Carneiro, presidente da Associação Comercial de Pernambuco, o reconhecimento ao empresário foi bastante merecido.

“Jack é um grande líder da comunidade chinesa no Recife e o título de cidadão pernambucano é muito merecido. A ACP celebra este reconhecimento, que reforça os laços de amizade e cooperação entre Pernambuco e a comunidade chinesa”.