Cartões VEM Idoso bloqueados por uso indevido Consórcio de Transporte Metropolitano informou o bloqueio de cerca de 100 benefícios por dia. O motivo é que eles estão sendo entregues a terceiros

Publicação: 22/11/2024 03:00

Cerca de 100 cartões VEM Idoso estão sendo bloqueados, diariamente, por uso indevido, alerta o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM). As irregularidades apontadas pelo Consórcio, deve-se ao uso do documento por pessoas não habilitadas para portá-lo. O VEM Idoso é um documento voltado exclusivamente para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

Com o cartão, o idoso tem mais agilidade no momento do embarque e poderá passar de maneira gratuita pela catraca e escolher o seu assento.

Segundo o Grande Recife Consórcio, o bloqueio é realizado após avaliação das imagens das câmeras instaladas nos coletivos. Elas apontam quem estava usando indevidamente o cartão.

Ao perceber que seu VEM foi bloqueado, o dono deverá agendar um horário, através do site PE Cidadão, na sede do CTM, localizada na Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Armazém 13 e realizar o desbloqueio.

O Conselho de Transporte Metropolitano alerta, ainda, que esse cartão é de uso pessoal e intransferível, em que apenas o titular poderá utilizá-lo. O uso por terceiros caracteriza como indevido e está sujeito às penalidades pela irregularidade.

O usuário que desejar obter o VEM Idoso, deverá possuir idade igual ou superior a 65 anos, conforme estabelecido na Lei do Idoso, que concede seus benefícios.

Deverá se cadastrar no site https://cartaovem.com.br/ e informar seu CPF e e-mail válido para receber um link de acesso.

As comprovações necessárias para a obtenção do cartão são documento com foto (RG ou CNH), CPF e foto 3x4 fundo branco.