CARNAVAL 2025 » Folia do Recife 2025 vai exaltar quem faz a festa Prefeitura divulgou a programação, serviços e todos os detalhes da sua principal festa popular que terá como tema "Carnaval do Recife. É gente"

Allan Lopes

Publicação: 15/02/2025 03:00

Diversidade das manifestações culturais que marcam o carnaval estiveram presentes no lançamento da PCR (MARINA TORRES/DP FOTO)
Diversidade das manifestações culturais que marcam o carnaval estiveram presentes no lançamento da PCR

Sob a premissa de valorizar quem faz e vive a festa — dos artistas aos foliões —, a Prefeitura do Recife revelou na sexta-feira (14), no Forte das Cinco Pontas, a programação completa dos principais polos da folia, a identidade visual, a decoração, os serviços para turistas e detalhes das transmissões. Serão 3 mil apresentações, espalhadas por 50 polos na cidade, com a expectativa de atrair mais de 3,5 milhões de pessoas para a maior manifestação cultural da cidade.

Com o tema “Carnaval do Recife. É Gente” e o slogan “Gente é pra florescer e brilhar, gente é pra amar e ser livre”, a festa deste ano promete espalhar a sensação de liberdade por toda a cidade. “O carnaval do Recife é feito de gente e para gente. Vamos tomar as ruas com tranquilidade, energia e paz, mas, acima de tudo, vamos brincar. Porque carnaval de rua como o nosso, alguns dizem que têm, mas ninguém tem”, declarou a secretária de Cultura, Milu Megale.

A decoração tomará conta da Avenida Rio Branco, Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal, com iluminação cênica, cordões de LED, fitas coloridas, além de banners e elementos decorativos suspensos, como borboletas, pássaros e os camarões alados que protagonizam as artes criadas a partir do encontro dos talentos de Andrea Tom e Chico Barros.

ENERGIA
As três pontes que dão acesso à folia no Bairro do Recife — Limoeiro, Buarque de Macedo e Maurício de Nassau — também serão decoradas para receber as músicas e tradições de Momo. O prefeito João Campos destacou que a proposta é inovar na comunicação e colocar as pessoas no centro da narrativa. “A presença dos foliões, dos artistas e das diversas expressões culturais é fundamental. O carnaval tem uma força única, e a gente tem o privilégio de sentir essa energia em todos os sentidos”.

O gestor municipal enfatizou ainda o papel econômico do evento. “É um momento de grande festa, mas também de ativação econômica de quem vende refrigerante, espetinho, caldinho, de quem faz fantasia e quem trabalha em bares e afins. É uma movimentação importante para todos”, explicou. A expectativa da prefeitura é movimentar R$ 2,7 bilhões em diversos setores. Isso significa R$ 300 milhões a mais do que no ano passado.

ESTRUTURA
A festa, que começa no dia 26 de fevereiro, contará com um circuito que passa pela Praça do Arsenal, o Samba da Moeda, o Parque das Graças Instrumental, o QG do Frevo, a Praça da Independência e o Pátio de São Pedro. Principal polo da folia na capital pernambucana, a estrutura do Marco Zero terá 70 metros de largura e 26 de profundidade, com painéis de LED que exibirão imagens, grafismos e elementos decorativos em efeito 3D.

O palco - por onde passarão artistas de vários ritmos - contará com uma passarela que se estenderá até os galpões do cais, dobrando quase por completo a área cênica. A novidade oferece mais espaço para as apresentações e uma visão privilegiada ao público posicionado na Marquês de Olinda, Alfredo Lisboa e Rio Branco, tornando a experiência mais inclusiva. Para minimizar os transtornos por toda a cidade, as montagens só serão concluídas na véspera da festa.