Publicação: 23/07/2025 03:00
![]() | |
Valor final da obra, que teve execução em 1 ano e quatro meses, foi de R$ 7,4 milhões |
Um ano e quatro meses de intervenção, a Prefeitura do Recife entregou, na madrugada de ontem, a requalificação da drenagem e pavimentação da Avenida Mário Melo, no bairro de Santo Amaro, centro da cidade.
A nova infraestrutura de drenagem visa aumentar significativamente a capacidade de escoamento das águas, contribuindo para a prevenção de alagamentos e proporcionando melhorias diretas à infraestrutura urbana local.
Segundo a prefeitura, a obra contou com a substituição dos antigos tubos de concreto com diâmetros de um metro por canaletas de concreto armado com dimensões internas de 2,12 m x 2,12 m, totalizando uma extensão de 522 metros.
A intervenção também abarcou a reconstrução da ciclovia (demolição da antiga e execução de nova em concreto); a recuperação dos passeios com revestimento em pedra portuguesa; e a recomposição do pavimento. O valor final da intervenção é de R$ 7,4 milhões.
A prefeitura explicou que, durante a execução da obra, a equipe técnica identificou a influência significativa das marés como um fator adverso à continuidade dos serviços, especialmente nos trechos mais baixos da via. A elevação do nível da água comprometeu a produtividade nos períodos diurnos.
Como medida mitigadora, foram adotados turnos de trabalho noturnos e em fins de semana, de forma a ampliar a janela de execução e evitar o comprometimento do cronograma geral da obra.
CHUVAS
O início do período de chuvas contribuiu com a prorrogação do prazo de conclusão do serviço de implantação da camada de rolamento no trecho em que foi substituído o antigo sistema de drenagem.
“Estamos entregando a requalificação aqui da Avenida Mário Melo. Nós duplicamos a capacidade do sistema de drenagem local, indo desde a Rua da Aurora até a Cruz Cabugá”, disse o prefeito João Campos.
“Lembrando que a ampliação daqui ajuda não só a Mário Melo, mas também a Avenida Cruz Cabugá, João de Barros, chegando na própria Rua da Aurora, concluiu.