Publicação: 23/07/2025 03:00
![]() | |
'Ih, Alagou': parceria vai ajudar em áreas vulneráveis |
Em resposta aos alagamentos que afetam principalmente as áreas mais vulneráveis, a Prefeitura de Olinda lança, hoje, o sistema "Ih, Alagou", uma tecnologia desenvolvida com o objetivo de alertar comunidades em risco. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Fruto de Favela e a Defesa Civil do município, será apresentada oficialmente das 10h às 11h30 no auditório da sede municipal, no bairro do Varadouro.
Com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI-PE), a ferramenta é fruto do Edital COMPET Soluções nº 37/24, voltado para inovação de baixo custo com impacto social. A proposta é simples: monitorar áreas críticas e enviar alertas rápidos à população por meio de dispositivos acessíveis e mensagens diretas, com foco na prevenção de desastres.
Olinda é o primeiro município a adotar oficialmente o sistema, mas a expectativa é de expansão para outras cidades da Região Metropolitana, com novos aportes por meio do Desafios.gov.