Cabo de guerra pelo comando do MDB em PE De um lado, Jarbas Filho e Dueire dizem ter o apoio de Jarbas Vasconcelos. Do outro, Raul Henry aponta uso indevido da imagem do ex-governador

Publicação: 05/04/2025 03:00

A eleição para o Diretório Estadual do MDB acontecerá apenas em agosto, mas a disputa pelo controle da legenda e, sobretudo, pelo apoio e uso da imagem do ex-governador Jarbas Vasconcelos rendeu um verdadeiro cabo de guerra ontem. De um lado, o senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho anunciaram o apoio do ex-governador, do outro, o presidente estadual da sigla, Raul Henry, reagiu e disse que Jarbas estaria sendo usado.

Como pano de fundo, está a presença do partido na Frente Popular do Recife, capitaneada pelo prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB). Raul Henry, além de presidente estadual do MDB, é secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife e defende uma aliança em torno da candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco.

Outro grupo do MDB também integra a Prefeitura, com o secretário de Cidadania e Cultura de Paz, Túlio Arruda. Ele é filho do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, e irmão da deputada federal Iza Arruda. Por outro lado, Fernando Dueire e Jarbas Filho atualmente estão mais próximos da governadora Raquel Lyra (PSD) e vêm garantindo apoios de lideranças no interior do Estado.

Em uma primeira nota divulgada à imprensa, ontem, Jarbas defendeu que o senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho conduzam os rumos da sigla. “Tenho confiança no trabalho de Dueire e de Jarbas Filho para definir de forma sempre democrática os rumos do nosso partido”, afirmou o ex-governador no texto.

Na mesma nota, Fernando Dueire foi claro na sua intenção de buscar um novo projeto político para o MDB. “Nosso grupo busca o real crescimento e fortalecimento do MDB em Pernambuco, sempre ouvindo as pessoas e avaliando as realidades locais. É um trabalho baseado na tradição do nosso partido, com a forma democrática que marca a história do MDB no País”, disse o senador.

Jarbas Filho também demonstrou que há necessidade de o partido buscar uma nova estratégia, até porque ano que vem haverá eleição. “Fui ensinado pelo meu pai que política se faz somando forças e definindo de forma coletiva as estratégias de atuação partidária. É nisso que acredito e que sigo determinado a fazer. Ter ele ao nosso lado só reforça nossa a importância de dias melhores para o MDB em Pernambuco”, concluiu o deputado.

RAUL HENRY
O presidente estadual do MDB Raul Henry, reagiu à nota divulgada por Dueire e Jarbas Filho e lamentou, também em nota enviada à imprensa, a iniciativa dos dois parlamentares, afirmando que Jarbas Vasconcelos está sendo usado.

“Quando Jarbas resolveu se retirar da vida pública foi, lamentavelmente, por estar  incapacitado de nela permanecer. É de conhecimento público que suas condições de saúde o impossibilitam de fazer avaliações dos fatos políticos. Explorar a imagem de um homem com sua história, nessas circunstâncias, é uma das maiores indignidades que Pernambuco já viu. Jarbas não merece isso! Ninguém vai apagar minha trajetória ao seu lado, marcada pela lealdade e pelo companheirismo, ao longo de 35 anos, sobretudo nos momentos de maior adversidade”, afirmou.

JARBAS FILHO
Na tréplica, Jarbas Filho divulgou outra nota afirmando que Raul Henru é quem usurpa a imagem do ex-governador e demonstra “profunda ingratidão ao ex-governador Jarbas Vasconcelos, que sempre teve gestos de acolhimento e assistência ao ex-deputado”. “Henry foi um dos primeiros a emplacar indicados seus em cargos de direção superior no governo Raquel Lyra, aliás com relação ao MDB, o único, para logo depois trocá-los por posições de melhor vantagem pessoal na prefeitura do Recife. Esse é o retrato de sua história, um usurpador que sempre trabalhou para se promover às custas de Jarbas”, alfinetou o deputado no texto.

“O ex-deputado não está autorizado a falar em 2026. Existem parlamentares com mandato que no tempo oportuno e adequado deverão tratar desse assunto ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças filiadas ao MDB. É triste vê-lo desesperado e de máscara caída, desnudada pela ingratidão já precificada por muitos”, completou Jarbas Filho. ( Blog Dantas Barreto)