A chama brasileira Tocha olímpica foi apresentada ontem. Revezamento percorrerá todo o país. Quatro locais pernambucanos serão contempladas

Publicação: 04/07/2015 03:00

A tocha olímpica dos Jogos de 2016 foi apresentada ontem, em Brasília. Como reza a tradição, o objeto vai ser aceso na Grécia - inspiração da Olimpíada moderna - entre abril e maio do ano que vem. No Brasil, a tocha vai levar a chama olímpica de Brasília até a abertura do evento em 5 de agosto, no Maracanã. Seu revezamento deverá atingir até 90% da população brasileira, seja acompanhando o percurso in loco, seja interagindo pelas redes sociais. Essa é a previsão do Comitê Rio-2016, que vê no engajamento da população uma das principais marcas do tour. Quatro locais de Pernambuco vão poder ver de perto o símbolo olímpico: Recife, Petrolina, Caruaru e Fernando de Noronha.
Apresentada pela presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo presidente do comitê orgaizador, Carlos Arthur Nuzman, a tocha tem 63,5 cm, pesando 1,5 kg. A sua descrição aponta “elementos de brasilidade, com incluindo diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil”.
Entre as cidades em que a tocha passará efetivamente durante o revezamento e outras nas quais ela atravessará durante o percurso entre um estado e outro, cerca de 500 municípios - 300 cidades receberão o revezamento e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta - terão recebido a chama olímpica, um dos símbolos máximos da Olimpíada. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016.