A boa fase tricolor na Série A não pode parar Vindo de duas vitórias seguidas, contra Inter e América-MG, Santa Cruz recebe o Coritiba no Arruda

Yuri de Lira
yuridelira.pe@dabr.com.br

Publicação: 23/07/2016 03:00

O Santa Cruz do início da Série A empolgou. Permaneceu na liderança por duas rodadas (na segunda e na terceira) e ostentou o título de ataque mais positivo, tornando-se a sensação do campeonato até entrar em declínio a partir do quinto jogo. O Tricolor vive agora um momento de retomada. Às 18h30 de hoje, no Arruda, recebe o Coritiba. Depois de seis pontos conquistados nas duas últimas partidas, uma terceira vitória seguida será capaz de confirmar a melhora do time no Brasileirão.

Até aqui, o Santa Cruz não conseguiu ganhar três vezes consecutivas. Durante o ápice técnico da equipe, nas três primeiras rodadas, chegou a dois triunfos (contra Vitória e Cruzeiros), intercalados por um empate (diante do Fluminense). Para alcançar agora esta inédita sequência de vitórias nesta edição da Série A, o Coxa parece ser mais um adversário ideal. Passado o confronto contra o lanterna América-MG, os corais se deparam com o penúltimo colocado. O time paranaense está ainda entre os piores visitantes (acima apenas justamente da equipe mineira nesse quesito), com nenhuma vitória e apenas quatro gols marcados fora de casa.

A soma de três pontos frente a esse oponente vai além da conquista da melhor série do time no Série A. É suficiente para afundar o Coxa, adversário direto na briga contra o rebaixamento, ainda mais no Z4 e alavancar novamente o Tricolor para perto da primeira metade da tabela. Por isso, o técnico faz questão de pedir apoio das arquibancadas e trata o confronto com contornos decisivos. “Este é um jogo de suma importância para nós. Quero dizer ao nosso torcedor para vir a campo nos apoiar, porque estamos precisando do apoio deles. Temos passado por momentos difíceis e juntos poderemos formar uma união muito forte. Se buscarmos a vitória neste jogo, vamos dar um salto enorme na classificação.”

Segundo ele, a eliminação da Copa do Brasil (objetivo do clube em detrimento da Sul-Americana), no Arruda, não arrefeceu o Tricolor. Mesmo com o seu time misto derrotado por 3 a 2 para o Vasco, na última quarta-feira, Mendes diz que o grupo se mantém focado na retomada no Brasileirão. “O astral é outro. Apesar de estamos tristes por não termos conseguido crescer na Copa do Brasil, temos alento que estamos crescendo bastante no Campeonato Brasileiro”, pontuou.

O time

Milton Mendes voltou a fazer mistério. Depois do treino fechado de ontem, não destrinchou a escalação do Santa Cruz. Neris (machucado na coxa direita) e Grafite (suspenso) são os titulares que desfalcam o Tricolor para o duelo. O treinador não cravou os substitutos. Mas a tendência é que a equipe tenha Wellington e Marion, respectivamente, nos lugares dos dois atletas.

Coritiba

Em relação ao jogo com o Atlético-MG, o Coxa só vai ter uma mudança na sua escalação. Juan foi punido pela diretoria com dez dias de suspensão por ter xingado o técnico Pachequinho durante a partida com o Galo. O escolhido pelo treinador para substituí-lo na meia é Raphael Veiga.

De saída?

Um dos capitães do Santa Cruz, campeão estadual e da Copa do Nordeste, Uillian Correia despertou o interesse do Bahia. Uma proposta oficial foi apresentada ao Santa. A informação foi confirmada pelo presidente do clube coral, Alírio Moraes. O volante tem contrato com o Cruzeiro e está emprestado ao Tricolor.