COPA 2018 » À espera de mais um show de CR7 Após marcar três vezes no empate de 3 a 3 com a Espanha, Cristiano Ronaldo e Portugal têm pela frente o Marrocos, um adversário de menor tradição

Publicação: 20/06/2018 03:00

Cristiano Ronaldo tentará repetir a heroica atuação na estreia na Copa do Mundo da Rússia, a partir das 9h, desta vez contra Marrocos, que tenta curar as feridas após sofrer um gol contra que valeu uma dolorosa derrota nos acréscimos para o Irã. Os três gols do atual melhor jogador do mundo selaram um empate em 3 a 3 com a Espanha, no duelo de pesos pesados do Grupo B, em Sochi. Foi a 51º vez na carreira que Cristiano anotou três gols em uma partida. O craque do Real Madrid se tornou também o quarto jogador a balançar as redes em quatro Copas do Mundo. "Estou muito feliz, é uma boa marca pessoal, mais uma para minha carreira", afirmou Cristiano após o jogo. "Para mim, o mais importante é enfatizar o que a equipe fez contra uma das favoritas a ganhar o título", continuou.

Apesar de conquistar a Eurocopa-2016, Portugal não é considerado um candidato ao título na Rússia, mas pode dar um grande passo rumo às oitavas de final com uma vitória sobre Marrocos, hoje, em Moscou. "Acredito que somos melhores que Marrocos se formos comparar as duas equipes, mas não estou dizendo que o jogo vai ser fácil para nós", reconheceu o atacante André Silva aos jornalistas presentes no treino de Portugal, em Moscou. "Não podemos subestimá-los e devemos ter respeito por qualquer adversário. Toda partida da Copa do Mundo é difícil", analisou o jogador do Milan.

Será a segunda vez que Portugal enfrentará Marrocos em uma Copa do Mundo. No México, em 1986, venceu o país africano por 3 a 1 na fase de grupos. Os marroquinos não sofreram um gol sequer nas eliminatórias africanas para a Copa da Rússia, competição que disputam pela primeira vez em 20 anos. Suas chances de classificação às oitavas, porém, passaram de remotas para quase nulas com a derrota na estreia diante do Irã, devido ao gol contra marcado por Aziz Bouhaddouz nos acréscimos da partida.

Cobrança
O técnico Fernando Santos cobrou evolução de Portugal em relação ao desempenho exibido no empate por 3 a 3 com a Espanha. Para o jogo contra o Marrocos, o treinador quer ver em campo a equipe que foi campeã europeia em 2016. "O mais importante é impor nossas qualidades e fazer aquilo que fizemos até hoje, ou seja, sermos organizados, intensos e manter a concentração. Nós podemos fazer melhor do que contra a Espanha e jogar tanto quanto na Eurocopa", disse o treinador em coletiva de imprensa concedida em Moscou.

Individualmente, Fernando Santos exaltou Cristiano Ronaldo, mas não deixou de ressaltar a importância do jogo coletivo. "Fomos campeões da Europa. Com Cristiano no time, é claro. Ele é o nosso capitão. Mas não existe jogador que ganhe um jogo sozinho", analisou o técnico. Santos espera que o Marrocos dificulte a partida. "É uma seleção forte, que não sofreu gol na fase final de classificação nas Eliminatórias da África. Isso significa que é um time competitivo e muito organizado. É uma equipe que tem muitos jogadores atuando em Espanha, Itália, França e Holanda", avaliou o técnico português, que teve as palavras endossadas pelo zagueiro Pepe.

Fenômeno CR7

84 gols pela seleção de Portugal

Segundo maior artilheiro de uma seleção, ao lado do húngaro Puskás, perdendo apenas para  o iraniano Ali Daei, que tem 109

6 gols em Copas
Segundo maior artilheiro de Portugal em Mundiais, atrás de Eusébio, que marcou nove vezes

Gols em quatro copas seguidas
Igualou o feito de Pelé e dos alemães Seeler e Klose (2002, 2006, 2010 e 2014)

Marrocos
O time do técnico francês Hervé Renard terá pela frente um desafio monumental: encarar nos dois próximos jogos Portugal e Espanha. Mas o meia Faycal Fajr está convencido de que nem tudo está perdido para os africanos. "Se eu dissesse que não acreditamos que podemos nos classificar, estaria mentindo", afirmou Fajr, um dos 17 jogadores nascidos fora do Marrocos a integrar o elenco de 23 convocados. "Eu poderia dar alguns exemplos, como o empate da Argentina (1 a 1 com a Islândia). Os portugueses têm dois pés, duas pernas e são humanos como nós". Renard lamentou o fato de Marrocos ter sido "crucificada pelos próprios erros" na derrota diante do Irã, mas o técnico francês está acostumado a desafiar as probabilidades, já que em 2012 comandou a Zâmbia rumo a um improvável título de campeão da Copa Africana de Nações, após derrotar na final a badalada Costa do Marfim.

JOGO
Hoje  Grupo B

9h    Portugal    X    Marrocos

Palpite do Superesportes
Vitória de Portugal