Tricolor lidera luta por uma nova Série C

Publicação: 14/09/2019 03:00

A atual edição da Série C ainda não terminou, mas os clubes que irão disputar a competição no próximo ano já começam a se articular para tentar alterar o formato do campeonato em 2020. Encabeçados pelo presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, a ideia é apresentar à CBF não só a proposta de um novo regulamento, mas também o suporte financeiro que viabilize a mudança. Além do Tricolor, Remo e Brusque, atual campeão da Série D, já fazem parte dessa comissão.

Inicialmente, a ideia dessa comitiva é ter uma reunião com a DANZ, atual responsável pela transmissão via streaming da Série C, para um aumento nos valores das cotas. Atrelado a isso, os clubes também buscam outros patrocinadores para a competição. Com todas essas garantias, os clubes irão procurar a CBF para mudar o formato da disputa.

A primeira proposta seria a da Série C seguir os modelos já adotados pelas Séries A e B, com os 20 clubes se enfrentando em ida e volta no sistema de pontos corridos, e os quatro primeiros conseguindo o acesso.

Outro formato estudado seria o da manutenção da fórmula atual na primeira fase, com dois grupos regionalizados com dez times e os quatro primeiros de cada chave avançando à segunda fase. Esta, no entanto, deixaria de ser disputada em mata-mata e se tornaria um octagonal, de todos contra todos, em ida e volta, com os quatro primeiros colocados subindo para a Série B. E o time com maior número de pontos sendo campeão.