Olinda, a cidade dos 500 blocos
Programação oficial foi divulgada ontem, junto com lista de 12 homenageados
Publicação: 26/02/2014 03:00
![]() | |
Decoração foi montada depois da passagem de grandes blocos pré-carnavalescos, para evitar danos |
O carnaval de Olinda terá mais do que um homenageado neste ano. Serão 12 pessoas e agremiações relacionadas à cultura da cidade. É o triplo do número escolhido no ano passado. Os nomes, com destaque para o artista plástico Euclides Francisco Amâncio, o Bajado, foram divulgados ontem junto à programação dos 11 dias de festa. A folia oficial, que vai contar com 11 polos de animação e o desfile de 500 agremiações, começa hoje e termina no dia 9 de março.
A homenagem a Bajado já pode ser vista em vários ponto da cidade. Toda a cenografia para o carnaval foi projetada com base nas figuras desenhadas pelo artista, falecido em 1996, quando, com 84 anos, não podia mais pintar por conta da catarata. Figuras, como o passista e o urso, estão próximas ao gradil da Praça do Carmo. “Meu pai foi um homem pobre e feliz, que sabia aproveitar muito bem o carnaval de Olinda”, disse Giselda Bajado, filha do pintor.
![]() |
Na lista de homenagens estão ainda Amaro Ezequiel, Antônio Aurelio Sales (Cabela), João Trindade do Elefante de Olinda, o escritor Olimpio Bonald Neto e o idealizador da Corrida de Bonecos de Gigantes de Olinda, Luciano Avelino André, conhecido como Sonca. Três agremiações constam nessa lista: Maracambuco, Troça Carnavalesca Mista John Travolta e Menino da Tarde, que animam as ruas e ladeiras de Olinda, respectivamente, há 20, 40 e 35 carnavais.
“Decidimos montar a cenografia somente após os desfiles das Virgens para evitar depredações”, justificou o prefeito Renildo Calheiros. A cenografia, disse o carnavalesco Fernando Augusto, será feita em pontos estratégicos e nos palcos, que são o dobro do que foi montado em 2013. No ano passado, nove palcos ganharam elementos cenográficos e agora 18. As cenas serão retiradas dos quadros de Bajado.
Saiba mais
Carnaval de Olinda
- 11 polos de animação
- 196 atrações de palco
- 500 agremiações carnavalescas
- 40 atrações itinerantes e orquestras fixas nas ladeira
- Fortim - Carmo
- Maracatu - Varadouro
- Samba - Alto da Sé
- Bonsucesso
- Guadalupe
- Salgadinho
- Amaro Branco
- Afro Nação Xambá - São Benedito
- Infantil - Carmo
- Rio Doce
- Casa da Rabeca -
- Cidade Tabajara
Hoje (abertura)
20h20 - Ópera Bajado
22h - Alceu Valença
23h40 - Patusco
Amanhã
17h20 - Banda de Pau e Corda
18h40 - Luciano Padilha
20h20 - Dino Braia
22h - Rogério Rangel
23h40 - Pedro Salustiano e Rabeca Encantada
1h - Dom Tronxo
Desfiles
Sábado
19h - Encontro dos Blocos
Líricos, no Varadouro
Segunda-feira
10h - Encontro de Maracatus Rurais, na Praça Ilumiara Zumbi, Cidade Tabajara
10h - Desfile de 80 bonecos gigantes, no Alto da Sé, no Varadouro0