Publicação: 04/07/2025 03:00
![]() | |
O novo prédio do Procape vai ser entregue em 2026 |
Após 14 anos, as obras do prédio anexo do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), em Santo Amaro, na área central do Recife, serão retomadas. No anúncio feito ontem, o governo do estado informou que serão implantados 138 novos leitos, sendo 50 UTIs e 88 enfermarias.
O primeiro passo foi a assinatura da ordem de serviços, que teve a participação da governadora Raquel Lyra (PSD). As obras, que devem acabar em julho de 2026, prometem reduzir a superlotação da emergência cardiológica. Segundo o gestor executivo do Procape, Ricardo Lima, a lotação chega a 300%.
"Nós temos uma emergência cardiológica projetada para 38 pacientes e que funciona, regularmente, com 80, 70 e, em alguns momentos, mais de 100 doentes", disse Lima.
A construção desses novos leitos, no valor de R$ 36,9 milhões, representa um aumento de 54% na capacidade total do hospital. "Temos investido muito na UPE para garantir mais saúde à população. A construção desse prédio é sonhada há 20 anos. Daqui a um ano, vamos voltar aqui para inaugurar essa segunda etapa e melhorar a capacidade dessa unidade que é uma referência em cardiologia do Norte-Nordeste brasileiro", pontuou a governadora Raquel Lyra, lembrando que o Procape é vinculado à universidade.