Quadrinhos pela paz no trânsito Revista elaborada por Ziraldo usa a linguagem regional para evitar acidentes com cinquentinhas. Material circulará nas escolas estaduais

Max Felipe
Especial para o Diario
local.pe@dabr.com.br

Publicação: 23/02/2016 03:00

Governador e cartunista participaram da solenidade de lançamento no Palácio do Campo das Princesas (WAGNER RAMOS/SEI)
Governador e cartunista participaram da solenidade de lançamento no Palácio do Campo das Princesas

Com 35 páginas e tiragem de 10 mil exemplares, a revista Vou que vou com segurança, o manual da cinquentinha aborda questões como regularização, emplacamento, segurança no trânsito e respeito às leis, com uma linguagem diferenciada e regionalizada. Lançada ontem no Palácio do Campo das Princesas, a edição foi feita em parceria com o cartunista Ziraldo para tentar reduzir os 45 mil acidentes  por ano com motos de até 50 cilindradas.

A publicação será destinada a 4,2 mil alunos da rede pública estadual de ensino. A expectativa é que o projeto tenha continuidade nos próximos anos e um ciclo de palestras com a distribuição das cartilhas deve começar a partir de maio.

O “pai” do Menino Maluquinho disse que o texto desenvolvido para a revista foi totalmente regionalizado, trazendo expressões próprias do estado. “Ela está escrita em 'pernambuquês'. E eu adorei o trabalho feito aqui”, destacou Ziraldo, que também é jornalista, teatrólogo, chargista e escritor. “Venho desenvolvendo trabalhos educativos com outros Detrans do país, mas somente com o Detran de Pernambuco executei uma revista voltada exclusivamente para condutores de ciclomotores. Mandamos o texto e o pessoal do Detran reescreveu e nos enviou. Foi um bom trabalho em equipe”, explicou Ziraldo.


Com uma frota de 2.765.221 veículos, sendo 939.002 motocicletas, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) regulamentou o licenciamento de 27.083 unidades. Estatísticas do governo do estado apontam que os jovens entre 15 e 29 anos são as principais vítimas de acidentes com motos e cinquentinhas. De acordo com o governador Paulo Câmara, os acidentes se configuram como um grave problema de saúde pública. Para frear esse tipo de ocorrência, o governo continuará fiscalizando e promovendo ações para o segmento. “Hoje temos cerca de 45 mil acidentes por ano. Esse é um número que não pode deixar a gente confortável. É muito, e nós temos que chegar a zero. Isso só se faz com informação, trabalho e dedicação”, destacou Paulo.

No interior, a caravana Detran nos Municípios vai contemplar 1,8 mil estudantes de escolas municipais e estaduais. Além dos mais novos, o projeto prevê também a capacitação de 150 professores do estado. A ideia é que a partir desse conhecimento os profissionais possam aplicar novos ciclos educativos.

Fom-Fom
O diretor-presidente do Detran, Charles Ribeiro, aproveitou a oportunidade para anunciar o retorno da Turma do Fom-Fom. Os divertidos personagens voltam às ruas do Recife para conscientizar motoristas e pedestres. Charles contou que a campanha terá dois novos personagens: a Magrela, que representará os ciclistas, e o MotoMax, que vai mostrar os desafios vividos pelos motociclistas. “Esse tipo de ação enriquece o trabalho e nos aproxima ainda mais da população”, frisou Ribeiro.