RECIFE » CTTU recolhe carros das ruas

Carol Sá Leitão
Especial para o Diario
local.pe@dabr.com.br

Publicação: 23/07/2016 03:00

O abandono de veículos nas ruas gera muitos transtornos. Facilidade para assaltos, espaço para consumo de drogas e foco para criação do mosquito Aedes aegypti. Para evitar esse cenário, a Prefeitura do Recife criou, em 2013, a lei municipal 17.936, que determina a remoção de veículos abandonados em vias públicas do Recife pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

De 2013 até agora, foram recolhidos mais de mil veículos e carcaças das ruas da cidade. Na manhã de ontem, foi realizada mais uma operação, dessa vez no bairro do Ibura. De acordo com o inspetor Marco Antônio, seis carros que estavam em situação de abandono foram removidos.

Segundo a CTTU, desde 2013 foram notificados 693 veículos no Recife. Desse total, 574 foram removidos pelos proprietários e apenas 119 foram encaminhados para o depósito da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). O órgão também explica que as notificações podem ser feitas após denúncias de moradores pelo telefone 0800 081 1078,  ou pelo site http://www2.recife.pe.gov.br/servico/veiculos-abandonados.

O proprietário do veículo - motorizado ou não - será notificado e terá cinco dias para realizar a remoção do veículo. A notificação também será encaminhada para a Semoc. Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, desde que a lei foi implementada e as operações começaram a ser feitas houve uma diminuição no número de casos de carros e outros veículos abandonados. “Além da diminuição no número de abandonos, houve uma movimentação por parte dos proprietários para retirar os veículos”, afirmou.

Quando são removidos, os veículos e carcaças são encaminhados para o depósito da Semoc da Rua Afonso Pena, no bairro de Santo Amaro. O proprietário que quiser reaver o veículo dentro do período de 90 dias após a sua remoção deverá seguir para o depósito e apresentar a documentação.