2 perguntas // Roberta Caiado
Doutora em educação pela UFPE com pós-doutorado em linguística aplicada pela UCPEL
Publicação: 17/02/2020 03:00
Do ponto de vista linguístico, de quais maneiras uma pessoa não alfabetizada é excluída?
O alto grau de escolarização representado pelos anos que o aluno passa na escola não é garantia de alfabetismo. A questão se agrava, atualmente, no que se refere à compreensão, à interpretação e à produção de conteúdos, porque um adulto não alfabetizado ou analfabeto funcional se depara, por exemplo, nas redes sociais, com o fenômeno das fake news e, caso não tenha habilidades específicas e requeridas pelo letrado, poderá facilmente reencaminhar, compartilhar, redistribuir informações que não condizem com a verdade ou de cunho alarmista, corroborando para o que uma minoria linguística impõe a uma maioria discriminada com base na legitimação do saber e da língua de que eles dispõem.
A tecnologia promove inclusão linguística?
O analfabeto digital pode ter nível elevado de escolarização, dominar as tecnologias do ler e do escrever, ser considerado letrado, porém não se apropriou das vantagens que as tecnologias do ler e do escrever na tela proporcionariam; não se apropriou das vantagens das múltiplas semioses integradas: som, imagem, movimento - juntas e ao mesmo tempo - utilizando-as a seu favor, tirando vantagem dessas emergentes tecnologias digitais para melhor compreensão da sua cultura, da política, da identificação de fake news, do significado de um meme, da busca de informações na rede.
O alto grau de escolarização representado pelos anos que o aluno passa na escola não é garantia de alfabetismo. A questão se agrava, atualmente, no que se refere à compreensão, à interpretação e à produção de conteúdos, porque um adulto não alfabetizado ou analfabeto funcional se depara, por exemplo, nas redes sociais, com o fenômeno das fake news e, caso não tenha habilidades específicas e requeridas pelo letrado, poderá facilmente reencaminhar, compartilhar, redistribuir informações que não condizem com a verdade ou de cunho alarmista, corroborando para o que uma minoria linguística impõe a uma maioria discriminada com base na legitimação do saber e da língua de que eles dispõem.
A tecnologia promove inclusão linguística?
O analfabeto digital pode ter nível elevado de escolarização, dominar as tecnologias do ler e do escrever, ser considerado letrado, porém não se apropriou das vantagens que as tecnologias do ler e do escrever na tela proporcionariam; não se apropriou das vantagens das múltiplas semioses integradas: som, imagem, movimento - juntas e ao mesmo tempo - utilizando-as a seu favor, tirando vantagem dessas emergentes tecnologias digitais para melhor compreensão da sua cultura, da política, da identificação de fake news, do significado de um meme, da busca de informações na rede.