TEORI ZAVASCKI (1948 - 2017) » Gravador pode ajudar a descobrir causa de queda IML de Angra dos Reis indicou que a causa da morte de Teori foi politraumatismo, e não afogamento

Publicação: 21/01/2017 03:00

Um gravador de voz encontrado nos destroços do bimotor da Hawker Beechcraft, que caiu em Paraty com o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki na ultima quinta-feira, está em bom estado, sem sinais de danificação. O áudio captado pode ajudar a entender as causas do acidente que matou o piloto e os quatro passageiros, se houve comunicação com alguém em terra via rádio ou se houve algum aviso do piloto aos passageiros antes da queda, já que a aeronave não dispunha de caixa-preta (equipamento que armazena dados do voo, tais como altitude, velocidade, aceleração etc).

Segundo o site de notícias G1, laudo do Instituto Médico-Legal (IML) de Angra dos Reis, para onde os corpos das vítimas foram levados, registrou nessa sexta-feira que Teori Zavascki morreu de politraumatismo (lesões múltiplas pelo corpo), e não por afogamento.

Segundo agentes do Cenipa, o gravador deverá ser encaminhado neste sábado para Brasília, onde seu conteúdo será analisado. Por ser um avião de pequeno porte, o modelo C90 King Air não tinha por exigência utilizar caixa preta. A instalação desses equipamentos em pequenos aviões, portanto, fica a critério do dono da aeronave, segundo o Cenipa. Não há previsão para a conclusão da análise da caixa de voz, equipamento que costuma ser instalado na parte da cauda dos aviões, habitualmente uma das mais preservadas em casos de desastre.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos afirmou, em nota, esperar “uma investigação especialmente cuidadosa e célere sobre as circunstâncias do desastre” que matou Teori. “Em virtude da relevante posição de ministro do Supremo Tribunal Federal em pleno exercício e relator de processos fundamentais para a vida nacional, espera-se uma investigação especialmente cuidadosa e célere sobre as circunstâncias do desastre ocorrido”, diz o texto, assinado pelo presidente da corte, Roberto F. Caldas.

O advogado Francisco Prehn Zavascki, filho de Teori, também cobrou investigação da morte do pai e disse que nenhuma possibilidade está descartada. “É preciso investigar a fundo e saber se foi acidente ou não, que a verdade venha à tona seja ela qual for”, disse à Rádio Estadão. Francisco informou que a família está em contato com autoridades para acompanhar os desdobramentos das investigações.

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) já comunicaram que abriram processos para apurar as causas do acidente. “Ainda não parei para pensar, não deu tempo para pensar com mais calma nisso, mas não podemos descartar qualquer possibilidade. No meu íntimo, eu torço para que tenha sido um acidente, seria muito ruim para o país ter um ministro do Supremo assassinado”, observou Francisco.

Francisco relatou ainda que havia grupos contrários às investigações de casos de corrupção no país e que o ministro já teria recebido ameaças por ser relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). (Da redação com agências)